quinta-feira, 29 de março de 2012

Dia da Saúde e Nutrição


A importância da prevenção para a prática de esportes
Saiba quais os cuidados que são necessários para começar uma atividade física e a importância do uso do protetor solar durante a prática de esportes.
Muitas pessoas têm o hábito de começar uma atividade física por conta própria e sem consultar um especialista previamente. Esse tipo de atitude pode causar graves conseqüências para o corpo. Por isso, é preciso ficar atento a alguns cuidados que devem ser tomados ao iniciar um esporte.
De acordo com o especialista em medicina esportiva da clínica Da Matta Fisio, Octacílio da Matta, o primeiro passo é realizar uma avaliação ortopédica, cardiológica, fisioterápica e nutricional. “Ao praticar uma atividade inadequada, o atleta estará sujeito a lesões tendinosas, musculares, dores articulares e problemas cardiovasculares. Já em casos mais graves, pode ocorrer até um infarto do miocárdio”, completou.
            O médico lembra que de maneira geral não existe uma idade limite para praticar um esporte, desde que a atividade escolhida respeite o perfil, as condições e os limites de cada um. “A prática regular do esporte traz muitos benefícios para o corpo, como a prevenção de doenças, sensação de bem estar e até benefícios do ponto de vista psicológico, além dos físicos propriamente ditos”, ressaltou.
*No próximo sábado, dia 31/03, a clínica Da Matta Fisio e parceiros, celebram o Dia da Saúde e Nutrição oferecendo vários serviços gratuitos para as pessoas que passarem pela Av. José Cândido da Silveira, em frente ao Serpro, na Cidade Nova, das 08h às 12h. Os participantes receberão ainda, orientações sobre os cuidados com a pele e para a prática de esportes, participe!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Sedentarismo

Confira a entrevista do especialista em medicina esportiva e diretor da clínica Da Matta Fisio, sobre sedentarismo, na última segunda-feira, dia 12, no programa Opinião Minas, pela Rede Minas.
 
Parte 01
 
Parte 02
 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Novo serviço de cardiologia e eletrocardiograma

A partir de agora os pacientes da clínica Da Matta Fisio podem contar com o serviço de cardiologia e eletrocardiograma. De acordo com o diretor da clínica e médico especialista do esporte Dr. Octacílio da Matta, a avaliação cardiológica dos clientes que pretendem praticar algum tipo de esporte é fundamental. “Assim, estaremos melhor orientando o esporte ou a atividade física adequada para o paciente, além de evitar o surgimento de problemas decorrentes de uma prática esportiva inadequada”, esclareceu.
Com 25 anos de experiência, o cardiologista Firmino Costa Bahia passa a fazer parte da equipe de profissionais da clínica, oferecendo mais um serviço de qualidade para os pacientes. Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas, em Belo Horizonte, ele se especializou em clínica médica pelo Hospital do IPSEMG e em cardiologia pelo Hospital BIOCOR.
Os pacientes poderão utilizar o serviço por meio de consultas particulares ou ainda pelos convênios da Unimed, Copasa e Geap.

sábado, 10 de março de 2012

A fórmula perfeita

Seria ótimo se existisse uma solução rápida e eficaz para eliminar aqueles quilinhos extras, mas o ideal continua sendo somar uma dieta equilibrada a exercícios físicos

Oportunidades para a mulherada abusar nas dietas radicais não faltam. Seja com a chegada do verão, dias antes de um casamento ou de uma festa importante, elas correm atrás da dieta da sopa, da água, do shake – tem até quem tome laxante para a barriga ficar lisinha – e os resultados são só a curto prazo, afinal de contas, o corpo humano precisa de determinados nutrientes para se manter firme e forte, o ponto principal está em unir a quantidade ideal de vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas necessárias diariamente.

E quem pode fazer o casamento perfeito destes itens é o nutricionista. E como um bom exemplo, nós do Armário Feminino, corremos atrás dos melhores profissionais do ramo para que apresentassem o que é preciso levar em consideração na hora de iniciar uma dieta. Aprenda com a gente e fique linda, magra, e o principal: com saúde!

Alimentos desintoxicantes e pós-atividades físicas

Ao longo do dia, muitas pessoas acabam fugindo do regime e aquela bolachinha recheada entra no lanche da tarde ou um refrigerante, e isso faz com que o corpo seja bombardeado por resíduos tóxicos. “Estes maus hábitos geram o acúmulo de toxinas no organismo. Mesmo que o corpo, automaticamente, já elimine grande parte destes ‘detritos’, se esta dieta seguir diariamente, vai chegar um momento em que as células não conseguirão retirar todos os resíduos e acendemos o sinal vermelho”, explica Myrla Merlo, nutricionista clínica e esportiva.

Para dar uma acelerada na eliminação, evite comer muitos alimentos gordurosos e industrializados. Além disso, abuse de saladas de frutas com aveia, sucos compostos, como suco de cenoura com maçã, peixes, laticínios magros e chá verde. É importante lembrar que uma dieta desintoxicante não tem como objetivo perder peso e, sim, eliminar toxinas. A perda de peso é consequência.

Dado o primeiro passo, o segundo é manter exercícios físicos constantes, como musculação e principalmente as atividades aeróbicas, como a esteira ergométrica, bicicleta, transport, entre outros. E logo após suar a camisa, o ideal é consumir alimentos que reponham as reservas de energia dos músculos, como sanduíche de peito de peru, suco natural, cereal matinal com iogurte desnatado, saladas e grelhados.

Todo cuidado é pouco

Algumas dietas, como as citadas no começo desta reportagem, não são indicadas para quem busca um corpo sarado e saudável. “Não foi realizado nenhum tipo de estudo específico em cima destes regimes. Além disso, eles não consideram o biotipo de cada pessoa, ou seja, se possui algum problema de tireóide, por exemplo, ou se tem casos de diabetes na família. Então, o recomendado, sempre, é procurar um profissional, independente da vontade da pessoa: engordar ou emagrecer”, alerta a nutricionista Luliane Guerra Cardoso.

Outro problema é a restrição de proteínas, fibras, vitaminas e minerais dessas dietas. “As pessoas perdem muito peso, mas infelizmente é apenas massa magra e água. Dificilmente uma pessoa conseguirá fazer dietas restritivas por muito tempo. O ideal é a reeducação alimentar”, garante Myrla.

Dicas

As nutricionistas apontam que o radicalismo nunca é a melhor solução. Por isso, não se prive de doces, mas consuma-os com moderação. Lembre-se que eles são totalmente dispensáveis da dieta. Consuma gorduras boas para o organismo, como pães e biscoitos integrais, aveia, granola, frutas frescas desidratadas, azeite de oliva, nozes, castanhas, amêndoas, sucos naturais, água de coco, soja, atum, salmão, semente de abóbora. Mas não se esqueça, estes alimentos são calóricos, então não coma poucas quantidades. Este é o ponto principal: não abusar!

Fonte: Entrevista da nutricionista Myrla Merlo para o Portal Armário Feminino.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Projeto de lei em prol da terceira idade

Conheça o projeto de lei que visa beneficiar pessoas da terceira idade e a opinião do especialista em medicina esportiva, Dr. Octacílio da Matta, em entrevista para a TV Câmara, sobre a importância da atividade física para os idosos.


quinta-feira, 1 de março de 2012

Programa de Fortalecimento Muscular



A clínica Da Matta Fisio dispõe de um programa de fortalecimento muscular que é indicado para as pessoas que queiram se exercitar. O fisioterapeuta André Ribas, explica que o fortalecimento muscular é realizado com acompanhamento de um fisioterapeuta em um ambiente seguro e adequado, o que diminui os riscos de lesionar, aumentando a eficácia do tratamento ou da atividade física.

O programa também atende aos pacientes que estão em fase avançada de um tratamento patológico especifico.  “Como exemplo podemos citar os casos de pós-operatórios para correção de lesão de ligamentos do joelho, que necessitam hipertrofiar a musculatura estabilizadora do joelho e trabalhar movimentos específicos para o retorno da atividade física”, esclarece o fisioterapeuta.

Além do acompanhamento fisioterápico, o paciente pode contar com o atendimento de ortopedistas e de uma nutricionista, que trabalham em equipe para melhorar os resultados na academia.