quarta-feira, 25 de julho de 2012

26 de julho: Dia da Vovó


Especialistas explicam a importância da prática de exercícios físicos e de uma alimentação balanceada para os idosos

            No dia 26 de julho, comemora-se o Dia da Vovó. Diferente de alguns anos atrás, hoje elas não resumem suas atividades em cuidar dos netos e fazer tricô, mas estão mais ativas, cuidando da saúde e do seu bem-estar.

            O especialista em medicina esportiva, o médico Octacílio da Matta Lopes Júnior, ressalta a importância da prática de uma atividade física na terceira idade. Ele explica que ao praticar exercícios o cérebro libera as endorfinas, hormônios que proporcionam a sensação de prazer e bem-estar para o corpo. Além disso, melhora a ativação e musculatura como um todo, previne a osteoporose, circulação das pernas e parte sistêmica, ou seja, cardiológica e cerebral.

            Segundo o médico, vários exercícios são recomendados nessa idade, mas é preciso buscar uma orientação médica primeiramente, para que a atividade seja adequada. “Após uma avaliação completa, recomendamos ao paciente, a prática de hidroginástica, pilates, caminhadas ou atividades específicas em academias de ginástica”.

            Ele alerta que é muito importante o uso adequado de roupas e calçados para a realização das atividades físicas, como calças, blusas, shorts, tênis e meias, para permitir melhor ventilação e flexibilidade durante os exercícios.

Alimentação

Na medida em que a idade chega, alguns hábitos alimentares devem ser adotados. A nutricionista Myrla Merlo explica que é preciso diminuir a ingestão de sal e gorduras, aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes e água, além de ingerir uma quantidade adequada de leite e derivados de proteínas de alto valor biológico.

Uma boa alimentação pode ajudar a evitar doenças e complicações, que podem aparecer nessa idade, se não houver um controle. “Algumas doenças são mais comuns de aparecer nessa fase, como osteoporose, hipertensão, má absorção dos nutrientes, doenças cardiovasculares, prisão de ventre, obesidade e diabetes”, reforçou.

A especialista lembra que uma alimentação adequada acompanhada pela prática de uma atividade física é uma das peças chaves para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. “Assim, é possível diminuir a hipertensão arterial, aumentar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina, manter a força muscular e a densidade óssea, além de melhorar o humor”, afirma.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Fisioterapeuta Luciana Lopes participa da Revista BHNEWS

A fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio, Luciana Lopes, participou na última segunda-feira, dia 16 de julho, do programa Revista BHNEWS. Durante entrevista, a especialista em uroginecologia tirou todas as dúvidas sobre Incontinência Urinária, confira:



terça-feira, 17 de julho de 2012

O que é Crioterapia?


        A crioterapia é a utilização do gelo ou de baixas temperaturas como forma terapêutica para controlar a dor e a inflamação ou atingir objetivos estéticos como emagrecer ou retirar verrugas, por exemplo.

Para que serve a crioterapia

A crioterapia serve para tratar diversas lesões ortopédicas tomo entroses, pancadas e marcas roxas, por exemplo. Sendo também indicada para alcançar fins estéticos como acabar com a flacidez e proporcionar o congelamento da gordura corporal facilitando sua remoção. Pode ainda ser utilizada para remover verrugas simples, sem deixar marcas.

Quando um local está inflamado, é normal que ele esteja inchado, vermelho e quente, com o uso da crioterapia haverá uma diminuição destes sinais flogísticos, facilitando a recuperação da lesão.

Como usar a crioterapia

A crioterapia pode ser utilizada das seguintes formas:
  • Gelo picado e colocado num saco plástico, envolvido numa toalha húmida;
  • Pedra de gelo: fazer uma massagem local com o gelo;
  • Bolsa térmica de gelo que pode ser mantida no congelador;
  • Banho de imersão em água gelada e pedras de gelo;
  • Banho de contraste com água fria e água morna;
  • Através de spray;
  • Com nitrogênio líquido;
Seja qual for a técnica escolhida, o tempo de contato do gelo com o corpo nunca deverá ser maior de 20 minutos. Se isso acontecer há o perigo de queimadura na pele.


Em breve a clínica Da Matta Fisio terá um espaço exclusivo para a Crioterapia, aguardem!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dieta ajuda a secar 4 quilos em um mês sem danificar a pele


Quem vive de dieta sabe como apostar em receitas milagrosas para emagrecer. Mas, nem sempre, sabe como fazer isso sem acabar com a saúde dos cabelos, das unhas e, principalmente, da pele. O efeito reverso acontece porque a maioria dos nutrientes envolvidos no metabolismo para a perda de peso também é essencial para a manutenção da beleza do corpo e a saúde da cútis.

“Acontece que quem faz dietas restritivas, muitas vezes, deixa de comer alimentos essenciais para a pele, como zinco, selênio, proteínas, gorduras naturais e até mesmo os carboidratos do bem. Por isso, tende a sofrer as consequências”, diz Myrla Merlo, nutricionista da clínica Da Matta Fisio.

Decidida a resolver este problema, a nutricionista elaborou uma dieta capaz de secar alguns quilos a jato sem danificar a pele. A promessa é emagrecer até quatro quilos em quatro semanas, levando em conta aquilo que o corpo precisa para se manter belo, conforme ela elenca a seguir.

Carboidratos complexos
Apesar de tidos como vilões, eles são a principal fonte de energia do organismo. O importante é saber qual a melhor forma de ingeri-los, sabendo distinguir os carboidratos do bem, dos carboidratos “do mal”. ”Substitua refrigerantes, pães, bolos e biscoitos com recheio, por carboidratos complexos como arroz integral, pão integral, biscoito integral e frutas que, além da energia necessária para o funcionamento do organismo, proporcionam grandes quantidades de fibras, vitaminas e minerais, necessários para a saúde da pele”, ensina a nutricionista.

Proteínas
O consumo de proteínas é fundamental para a saúde da pele, dos cabelos, músculos e do sistema imunológico como um todo. Boas fontes de proteína são a soja, os laticínios magros, carnes magras e peixes como o salmão.

Gorduras
Mesmo as gorduras são importantes para a saúde e a estética, uma vez que possuem várias vitaminas como a vitamina A - que mantém a pele bronzeada e bonita. Aqui, vale a mesma dica dos carboidratos, ou seja, troque as gorduras ruins como carnes gordas, frituras, gorduras trans e margarinas, por azeite de oliva extra virgem, óleo de canola, castanhas e peixes.

Betacaroteno
Para conquistar todos os micronutrientes essenciais para o emagrecimento saudável, mantendo uma pele bonita, é preciso dar atenção à ingestão de betacaroteno presente em frutas e legumes de cores alaranjadas e avermelhadas. A beterraba é uma delas.

Zinco e selênio
O zinco é um mineral importante para o sistema imunológico, com efeito na cicatrização da pele, fortalecimento de unha e cabelos. Ele está presente em cereais integrais, carnes magras e no gérmen de trigo. Além disso, o selênio é um potente antioxidante, presente na castanha-do-pará, cogumelos e frutos do mar.

Confira o cardápio de 7 dias indicado pela nutricionista, acesse o link abaixo:

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Incontinência urinária atinge milhões de brasileiros

Especialista ressalta a importância de saber identificar os sintomas para diagnosticar e tratar a doença o quanto antes.

A incontinência urinária é uma doença muito séria e com alto crescimento no Brasil. Especula-se que dez milhões de brasileiros ou 5% da população, sofrem desse problema. A fisioterapeuta Luciana Lopes, especialista em uroginecologia, explica que a incontinência urinária é a perda involuntária de urina. “É quando aquela vontade incontrolável de fazer xixi, literalmente não consegue ser controlada”, diz.

Com a idade a musculatura do assoalho pélvico tende a ficar mais flácida e consequentemente perde a sua força de contração e sustentação. De acordo com a especialista, a doença atinge principalmente homens que foram submetidos à cirurgia de câncer de próstata, gestantes, mulheres que deram à luz, que passaram pela menopausa e que tiveram a retirada do útero parcial ou total.
A fisioterapeuta ressalta a importância de identificar os sintomas da incontinência urinária, para que o diagnóstico seja feito o quanto antes. “É preciso observar quando em situações de tosse súbita, espirros, risos, elevação de cargas pesadas ocorre perda de uma pequena quantidade de urina. Além disso, quando não é possível segurar a vontade de urinar até chegar ao banheiro ou se há necessidade de levantar mais de uma vez durante a noite para ir ao toalete”, lembrou.
Mas, a especialista garante que é possível prevenir e tratar esse problema com exercícios ou cirurgia, nos casos mais graves. “O tratamento é individualizando e realizado por meio de exercícios específicos através de contrações, gerando fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e quando necessário é utilizado um aparelho para eletroestimulação”.
Luciana acrescenta que mais do que melhorar e diminuir as disfunções, o tratamento faz com o que o paciente retorne às suas atividades cotidianas, volte a ter uma vida social, além de devolver sua autoconfiança e estima. “Acredito que o tratamento não é realizado na maioria das vezes pela falta de conhecimento, mas pelo fato da população ainda desconhecer que exista fisioterapia para esse tipo de doença”, afirmou.
Agende uma avaliação!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sete alimentos típicos de inverno que cabem na dieta

Sopas, chás e até o pinhão entram na lista de delícias da estação



Quando chega o inverno, logo vem à cabeça pratos gordurosos, como fondue, queijos amarelos e chocolate quente com marshmallows. No entanto, a estação mais fria do ano pode - e deve - ser relacionada a alimentos saudáveis e com baixa caloria, que podem muito bem fazer parte da dieta. Confira a lista de delícias que podem ser consumidas e anote as dicas de nutricionistas para acertar na quantidade e no modo de preparo:

Sopas

Prato típico do inverno, a sopa caseira pode ser muito nutritiva se for preparada com os devidos cuidados. "Evite temperos prontos, que têm uma grande quantidade de sódio e gordura, componentes que aceleram o aumento de peso e podem até agravar doenças cardiovasculares", diz a nutricionista Simone Abreu, da Clínica BeSlim, de São Paulo. "Deve-se ter cuidado também com a ingestão de sopas à base de creme de leite, pois estas costumam ser mais calóricas."

As sopas mais magras são de legumes e verduras, principalmente as de folhas como repolho, espinafre e agrião. Para sabores diferentes, experimente uma de alho poró ou de creme de moranga. Segundo a especialista, uma sopa de creme de legumes tem em média 84 kcal em 250 ml - uma explosão de nutrientes com baixíssima caloria.

Chás

Beber chá traz vários benefícios à saúde, como proteção das artérias e auxílio na digestão, além do poder anti-inflamatório e antioxidante. Segundo a nutricionista Myrla Merlo, da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte, tantos os chás de saquinho quanto os naturais podem ser consumidos sem prejuízos à dieta. Eles possuem baixíssimo valor calórico: uma xícara tem aproximadamente 2 kcal - se você acrescentar uma colher de chá de açúcar, passará a ter 22kcal.

"No entanto, os chás industrializados trazem várias partes da planta, como folhas e talos, diminuindo a concentração dos princípios ativos da erva e os seus efeitos", diz a nutricionista. Além disso, os chás industrializados devem ser comprados somente se tiverem rotulagem adequada às normas da ANVISA, garantindo que a extração e a concentração da erva seja feita corretamente. Já nos chás naturais, é preciso observar as condições de higiene da planta, comprar somente de fornecedores conhecidos, observar o estado de conservação da erva e certificar-se de que aquela planta é mesmo a que você procura.

Estudos comprovam que a ingestão moderada de vinho tinto reduz o risco de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e demências, ajuda na digestão e até fortalece os ossos. "Todos esses benefícios estão relacionados aos potentes antioxidantes presentes na casca e nas sementes da uva", explica a nutricionista Myrla. Uma taça de 120 ml de vinho tinto tem aproximadamente 86,50kcal. A quantidade recomendada é de uma taça de vinho para mulheres e até duas para homens por dia. "Essas quantidades, porém, pressupõem que a pessoa mantenha outros hábitos saudáveis, como uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos", lembra a profissional.

Frutas da estação

As frutas típicas do inverno são: abacaxi pérola, melão, morango e caju. "Todas elas são ricas em vitamina C, nutriente muito importante para o sistema imunológico, principalmente no inverno", explica Simone Abreu. De acordo com a nutricionista, esse grupo de frutas é rico em fibras que ajudam a controlar o colesterol e manter o intestino trabalhando direito, além de possuírem antioxidantes, substâncias que ajudam a prevenir câncer. Uma fatia média de melão contém 19 calorias, nove unidades de morango têm 43 calorias, uma unidade de caju possui 37 calorias e cem gramas de abacaxi pérola contêm apenas 48 calorias.

Canela

"A canela tem ação estimulante, termogênica e antidiarreica - facilita a digestão, diminui o colesterol LDL, controla a glicose e diminui a compulsão por carboidratos e doces", afirma Myrla Merlo. Além disso, ela protege o corpo de doenças respiratórias por conter propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias. É indicada para quem tem bronquite, resfriados, tosse ou infecções como faringite e laringites. A nutricionista, no entanto, explica que a canela não pode ser misturada a bebidas muito quentes, pois as suas propriedades serão perdidas. "O ideal é polvilhar a canela por cima da bebida quando ela já estiver mais morna", aconselha.

Gengibre

Essa raiz é rica em vitamina C, capaz de imunizar o organismo contra gripes e constipações, reduzir o colesterol, cicatrizar as feridas, proteger as gengivas e defender o organismo dos radicais livres. "Além disso, o gengibre contém vitaminas B3 e B6, que ajudam a aliviar os sintomas da TPM, e antioxidantes como magnésio, selênio e zinco", diz a nutricionista Myrla. Uma colherzinha de café com aproximadamente seis gramas de gengibre em pó tem três calorias. Ele também pode ser consumido cru, refogado, em forma de chá, utilizado como tempero e até adicionado em sucos. "A recomendação é de um pedaço de 2 cm, três vezes ao dia, ou então fazer um chá com um pedaço de 6 cm e tomá-lo três vezes ao dia", aconselha Simone Abreu.

Pinhão

O pinhão é rico em gorduras insaturadas, benéficas principalmente para a saúde do nosso coração. Seus principais nutrientes são manganês, zinco, vitamina E e vitamina C, antioxidantes que fortalecem nosso sistema imunológico, prevenindo contra doenças e infecções. "Ele também tem propriedades energéticas, agindo no combate à fadiga", explica a nutricionista Myrla. No entanto, ela alerta que o pinhão possui um valor calórico alto: 30 calorias por unidade. "O ideal é consumir apenas 100 gramas, duas ou três vezes por semana", diz.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Da Matta Fisio promove palestra sobre Diabetes

     
     No último sábado, dia 30 de junho, funcionários, colaboradores, pacientes e convidados participaram da palestra promovida pela clínica Da Matta Fisio, em seu próprio espaço, sobre a importância de uma boa alimentação e da prática de atividade física para os pacientes diabéticos e como forma de prevenir a doença.

          O evento fechou a semana do Diabético, promovida pela clínica entre os dias 27 e 30/06, em comemoração ao Dia do Diabético, celebrado no último dia 27. Além das palestras, os participantes assistiram também ao depoimento da estagiária de fisioterapia da clínica, Rose Cristine Lopes Ferreira, de 30 anos, que convive com o diabetes há 10 anos. Ela contou como lidou com todas as fases da doença, desde a descoberta até a aceitação e como é sua vida hoje.

       Durante toda a manhã, os convidados realizaram ainda a aferição da pressão e teste de glicose gratuitamente.

 

Confira ainda as orientações e explicações do Dr. Octacílio da Matta, em entrevista para a TV Alterosa sobre o Diabetes, acesse: