O que é medicina esportiva? O que faz o médico do esporte?
A Medicina do Esporte (Esportiva) é uma especialidade médica como qualquer outra (pediatria, ortopedia, ginecologia, entre outras) reconhecida em nosso país pelos conselhos que regem a medicina. Em 1962 foi criada a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) filiada à Associação Médica Brasileira (AMB).
No Brasil, a Medicina Esportiva possui quase 800 médicos especialistas e está ganhando mais força e adeptos devido à grande demanda desse profissional no mercado de trabalho atual. A criação da residência médica em Medicina Esportiva, em vigor desde 2005, só veio solidificar sua importância no meio médico.
A Medicina do Esporte aborda questões sobre a atividade física, exercício físico e do esporte em pessoas de todas as idades, de todos os níveis de treinamento, com doenças ou sadias, com a intenção de prevenir, tratar, reabilitar, melhorar o desempenho e a qualidade de vida das pessoas. Assim sendo, a Medicina do Esporte atua em quase todas as especialidades entre elas: fisiatria, emergência, endocrinologia, pneumologia, cardiologia, ortopedia, pediatria, geriatria, reumatologia, ginecologia, otorrinolaringologia, etc.
Um dos grandes desafios da Medicina Esportiva é mostrar para a população e para os próprios médicos de outras especialidades o que faz um médico do esporte.
Quando alguém me pergunta: qual sua especialidade médica?
Percebo a cara de interrogação nas pessoas quando ouvem a resposta: medicina esportiva.
A maioria das pessoas, ainda sem jeito, questiona:
Mas você é médico de que time de futebol? Ou ainda olha com desconfiança pensando que você é o médico que só prescreve anabolizante. E tem os que perguntam: mas o que realmente você faz?
O que faz o médico do esporte?
O médico do esporte tem em sua formação três anos de residência (especialização) médica, quando então é considerado um Clínico Geral voltado para a fisiologia de todos os sistemas do nosso organismo, e como o exercício pode atuar para beneficiá-lo.
Para ser mais didático, numa primeira consulta com um médico do esporte, é de praxe abordar sobre todos os sistemas do paciente (cardio, pneumo, gastro, psicológico, nutrológico, ortopédico, entre outros) através de um questionário vasto no qual será perguntado sobre sua queixa, seu objetivo, quando iniciaram os sintomas (se existirem), se possui alguma doença prévia, se já passou por alguma internação ou cirurgia, se seus parentes mais próximos possuem alguma doença.
Além disso, será indagado quanto a questão de treinamento (frequência, tipo e intensidade), se faz alguma dieta ou uso de algum suplemento alimentar especifico. Ainda de maneira investigativa o paciente terá de responder como está seu sono, se usa alguma medicação diária, se tem alguma queixa sexual e/ou ginecológica, bem como questões sobre alergias e até sobre sua vacinação.
De maneira geral, a intenção dessa consulta inicial é atuar com precisão, para prevenir, tratar e reabilitar a pessoa no que for preciso e ainda se for necessário indicar qual será o tipo de exercício mais adequado para ela, sem que agrave ou desencadeie uma dor ou algum outro desconforto.
Faz parte da rotina do atendimento do médico dessa especialidade gerenciar o individuo como um todo na tentativa de atuar no objetivo do paciente, estimulando e impulsionando o mesmo a ter uma rotina de hábitos saudáveis, e consequentemente melhorar aquilo que o fez procurar um médico do esporte.
Independente de sua idade, sexo, raça e se tem doenças ou não, sempre que pretender iniciar uma atividade física, exercício físico ou mesmo uma modalidade esportiva, procure um médico do esporte.
Fonte: 30TODODIA
Prezado Dr.
ResponderExcluirImagine um livro abordando temas da sua especialidade com seu nome na capa e direcionado ao público leigo.
Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma e gerar autoridade, sendo também ferramenta para fidelizar e despertar novos pacientes, como fazem as maiores referências médicas do Brasil e exterior.
Somos uma editora e desenvolvemos todo conteúdo a partir de informações recebidas com agilidade e custo bem razoável, aplicando 41 anos de experiência, inclusive retratando trajetórias pessoais, familiares e corporativas.
Vale lembrar que empresas voltadas para a sua área poderão patrocinar integralmente iniciativas institucionais deste tipo.
Posso enviar exemplos de livros e e-Books produzidos para médicos, preferencialmente por WhatsApp.
Fazemos também textos para redes sociais ou qualquer outra finalidade.
Obrigado e até breve!
Oscar Silbiger / Diretor
Vida Escrita
Av. Rotary 125
Campinas / SP
Tel.: 19 99217-7849
www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger