Excesso de exercício faz mal à saúde da criança? Essa dúvida, certamente, faz parte das preocupações que frequentemente afetam os pais. Na realidade, o exercício físico só pode causar problemas à saúde da criança em uma única circunstância: quando um adulto impõe, para não dizer obriga, que a criança a cometa exageros esportivos.
Se for dada à criança a liberdade de realizar atividade física de forma expontânea, o risco de excesso nunca existirá. Enquanto a criança realiza atividade física de acordo com suas próprias regras absolutamente não existirá tal exagero. O problema pode passar a existir quando os adultos interferem na atividade física das crianças.
Quando o profissional é competente e dotado do conhecimento necessário para a adequada orientação, a interferência do adulto pode ser extremamente positiva. Por outro lado, quando esta orientação é direcionada de maneira até obsessiva para melhora da performance em determinadas modalidades esportivas, podemos ter sérios problemas.
Por mais que a criança manifeste até certo entusiasmo pela prática de um determinado esporte, devemos ter cuidado com os programas de treinamento aplicados precocemente. Não é raro que um entusiasmo exagerado apareça à medida que a criança percebe que a expectativa de sucesso em competições esportivas provoca uma resposta ansiosa por parte dos pais.
Muitas vezes, existe a situação de a criança estar se envolvendo em uma atividade esportiva e ter como objetivo principal satisfazer a expectativa dos pais. Nesta circunstãncia, qualquer insucesso trará enorme frustração e muitas vezes o abandono da prática esportiva.
As modalidades esportivas que dependem principalmente de força e potência muscular devem ser orientadas de forma muito cuidadosa. A aplicação precoce de exercícios de desenvolvimento da massa muscular se não for muito bem orientada, respeitando os limites impostos pela fase de crescimento e desenvolvimento, poderá interferir de maneira bastante prejudicial à saúde.
A atividade esportiva ideal para a criança é aquela que se caracteriza pelos seguintes aspectos:
- seja realizada com prazer pela criança, sem imposição dos pais
- se caracterize predominantemente por exercícios aeróbicos de intensidade moderada e preferencialmente com um componente lúdico
- seja desenvolvida expontaneamente ou orientada por profissionais competentes
- tenha como objetivo principal a socialização e o desenvolvimento da saúde física e mental
Fonte: EuAtleta
Nenhum comentário:
Postar um comentário