terça-feira, 26 de julho de 2011

Atividade física na terceira idade

Especialista em medicina esportiva fala sobre a importância da prática de exercícios


            No dia 26 de julho, comemora-se o Dia da Vovó. Diferente de alguns anos atrás, hoje elas não resumem suas atividades em cuidar dos netos e fazer tricô, mas estão mais ativas, cuidando da saúde e do seu bem-estar.

            O especialista em medicina esportiva, o médico Octacílio da Matta Lopes Júnior, ressalta a importância da prática de uma atividade física na terceira idade. Ele explica que ao praticar exercícios o cérebro libera as endorfinas, hormônios que proporcionam a sensação de prazer e bem-estar para o corpo. Além disso, melhora a ativação e musculatura como um todo, previne a osteoporose, circulação das pernas e parte sistêmica, ou seja, cardiológica e cerebral.

            Segundo o médico, vários exercícios são recomendados nessa idade, mas é preciso buscar uma orientação médica primeiramente, para que a atividade seja adequada. “Após uma avaliação completa, recomendamos ao paciente, a prática de hidroginástica, pilates, caminhadas ou atividades específicas em academias de ginástica”.

            Ele alerta que é muito importante o uso adequado de roupas e calçados para a realização das atividades físicas, como calças, blusas, shorts, tênis e meias, para permitir melhor ventilação e flexibilidade durante os exercícios.

O Dr. Octacílio da Matta foi entrevistado pela Rádio América e pela 107,5 FM sobre a "Importância da atividade física na terceira idade", hoje, dia 26 de jullho, quando se comemora o Dia da Vovó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário