terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Alimentos que dão mais vida para os idosos


Alimentação balanceada aumenta a qualidade de vida na terceira idade

          Para prevenir as doenças típicas da terceira idade, é importante balancear vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e lipídeos, pois cada um tem sua função no organismo. Uma das doenças que mais acomete idosos é a Síndrome Metabólica, considerada um problema de saúde pública no país. A doença relaciona-se a fatores de risco cardiovascular, diabetes, obesidade, dislipidemia e hipertensão.

        Outra forma de levar uma vida mais saudável é incentivar a prática de exercícios físicas orientada e monitorada, que auxilia na manutenção da saúde funcional do idoso. “A prática de atividades reduz problemas psicológicos, como ansiedade e depressão (melhora auto-estima, bem estar social), além de diminuir a incidência de câncer, AVC e doenças do coração e melhorar a qualidade de vida, afirma Fernandes.


      Com o avanço da idade, algumas doenças passam a ter maior incidência, como osteoporose, hipertensão, mal absorção dos nutrientes, doenças cardiovasculares e prisão de ventre, como destaca Myrla Merlo, nutricionista da Clínica Da Matta Fisio.

       Para Merlo, a atividade física nos idosos reduz a hipertensão arterial, produzindo alterações favoráveis, como aumento da tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina; mantendo a força muscular e a densidade óssea, além de melhorar o humor.

Fonte: Entrevista da nutricionista Myrla Merlo para o Portal Clínica Literária.
Acesse e leia a reportagem completa.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Método terapêutico trata doenças através das orelhas

A técnica da auriculoterapia causa sensação de prazer e tranquilidade ao paciente
Foto: Jornal Hoje em Dia
Especialista Júlio Dias aplicando sementes na orelha da paciente


Desde a antiguidade, a medicina chinesa já considerava a orelha como um sistema de relação com todo o corpo humano. Acredita-se que o método terapêutico da “auriculoterapia” exista há aproximadamente 5 mil anos. Trata-se de uma técnica que utiliza a “orelha” para diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades, por meio da utilização de agulhas, sementes, cristais e outros. Existem estudos que comprovam a liberação de substâncias que causam uma sensação de prazer e tranquilidade, por meio da técnica.

De acordo com fisioterapeuta e especialista em acupuntura, Júlio Cézar Dias Prado, as pessoas possuem várias zonas localizadas no corpo humano, com funções específicas de reflexos, como as mãos, pés, face, nariz, crânio, língua e outros. “Todos os pontos são ligados a diversas áreas do corpo, através dos canais de energia e do sistema nervoso. A técnica possui a vantagem de ser rápida, simples e sem efeitos colaterais”, completa.

O especialista explica que o diagnóstico se dá quando um órgão ou suas funções apresentam algum distúrbio. “A área auricular correspondente sofre uma alteração pigmentar, apresentando manchas, tubérculos, vascularizações, secura ou maior secreção sebácea. São sinais característicos da existência de desequilíbrio. Tornando-se extremamente sensível ao toque ou à aplicação de agulhas”, esclarece.

Segundo o fisioterapeuta, a auriculoterapia é utilizada como um potente analgésico, sendo que em alguns casos a dor pode desaparecer em poucos minutos. Também é indicada na redução de inflamações, para acalmar imediatamente alergias, erupções e outras afecções de pele. “Nos tratamentos de urgências como desmaios e insolações, em poucas horas, às vezes em minutos, consegue-se uma normalização da pressão sanguínea do paciente, além de abaixar a temperatura e harmonizar o organismo em estados febris”, completa.

Por último, ele alerta que as aplicações deverão ser efetuadas com cautela em mulheres antes do quinto mês de gestação ou naquelas onde os abortos espontâneos são frequentes.  Já no caso de pacientes em estado de esgotamento excessivo, jejum prolongado, ou anêmico, recomenda-se o tratamento dos mesmos deitados, evitando-se estímulos muito fortes.

Júlio Cézar Dias Prado: Bacharel em Fisioterapia pela UFMG está se especializando em acupuntura e auriculoterapia. Ex-estagiário de fisioterapia do Cruzeiro do Esporte Clube, atua hoje na clínica Da Matta Fisio.
*Esse tema foi assunto no Jornal Hoje em Dia, no último dia 13/02.
Leia a reportagem completa acessando o link abaixo:

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Palmilhas eliminam dores e melhoram a qualidade de vida!


Grande parte das pessoas precisam usar palmilhas para proteger os pés, prevenir e evitar problemas futuros.

Muitas pessoas vivem se queixando de dores lombares, nos tornozelos e nas costas, provavelmente, causadas pela má postura ou problemas na pisada e nos pés. Acontece que muitos não sabem que na maior parte dos casos é preciso usar palmilhas ortopédicas, uma ajuda para proteger os pés nas caminhadas, melhorar um problema pré-existente, prevenir o aparecimento de problemas futuros, ou para melhorar o desempenho esportivo.
O fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio, André Ribas, explica que as palmilhas ortopédicas ajudam a melhorar a qualidade de vida de todos, corrigindo problemas, além de reduzindo ou eliminando as dores musculares e ósseas imediatamente. “Elas são dispositivos usados para o alinhamento e suporte dos pés, para corrigir, prevenir e acomodar suas deformidades”, esclarece.
Ao dar um passo, a função amortecedora da palmilha ajuda a absorver parte do choque, que sem elas, mesmo por um curto período de tempo, causa distensão, cansaço e dor nos pés, além de problemas nas costas e até dores de cabeça.
Segundo o especialista, o uso das palmilhas por idosos ajuda a melhorar a vitalidade e a saúde em geral. No caso de pacientes diabéticos, alivia dores, distribui melhor o peso do corpo e a pressão em áreas dos pés, que apresentam maior risco de ulcerações, além de melhorar o fluxo sanguíneo e evitar infecções.
Ainda de acordo com André Ribas, elas também melhoram o desempenho de atletas e esportitas e, principalmente, para quem precisa ficar em pé durante horas seguidas, seu uso faz uma grande diferença na disposição e ao eliminar dores. “É realmente uma mudança na qualidade de vida, começando pelos pés”, completa.
André conta que para ficar mais precisa a elaboração das palmilhas, que já são feitas sob medida na clínica em que ele atua, será adquirido um aparelho denominado “baropodômetro”, ainda pouco conhecido no Estado. “Com ele conseguimos fazer uma análise precisa dos pontos de pressão dos pés do paciente e de sua marcha para criar um tratamento adequado para cada um e assim conseguir a harmonia e estabilidade dos pés, tanto em repouso quanto em movimento.”, afirmou.

André RibasFisioterapeuta graduado e especializado em Ergonomia e Marcha pela Universidade Fumec, com curso de palmilhas pelo Shopping Ortopédico. Atua na clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dietas milagrosas, acreditem elas não funcionam!

Especialistas desmentem regimes mirabolantes, apontam possíveis riscos à saúde e dão dicas de emagrecimento saudável

         Com a chegada do verão, as pessoas querem emagrecer em um curto espaço de tempo e caem nas armadilhas das dietas mirabolantes e milagrosas, que promete perda de até 14kg em duas semanas. E para poder usar aquele biquíni novo sem a canga, abotoar todos os botões da camisa e entrar no jeans preferido, sem deitar na cama, vale tudo.

          Vale desde a dieta da lua, que determina a ingestão de líquidos com baixo teor calórico durante as mudanças de fase da lua, até a dieta dos pontos onde a pessoa controla tudo o que come por meio de pontos que equivalem a cerca de três calorias cada um.

          Mas, o que poucas pessoas sabem é que esses regimes não dão grandes resultados e são uma perda de tempo e energia, além de trazerem prejuízos à saúde, como explica a nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo. "As dietas milagrosas têm um cardápio com muitas restrições de proteínas, fibras, vitaminas e mineiras. As pessoas perdem muito peso, sim, mas não é saudável, porque em vez de perderem gordura, elas perdem massa muscular e água", diz ela.

          De acordo com a nutricionista, quem se submete a esse tipo de regime acaba desistindo, principalmente, por causa do mau humor, ocasionado pela falta de carboidrato. Tonturas também são frequentes. Myrla conta que em situações mais graves, com dietas mais rígidas, as pessoas podem apresentar hipoglicemia (falta de glicose no sangue) e chegarem a desmaiar.

          A especialista ainda alerta que a saúde mental de quem se submete constantemente a esse tipo de dieta também pode ser afetada, principalmente, por causa do efeito sanfona, que é caracterizado pelo ganho de peso após o emagrecimento. Ele ocorre porque o metabolismo é forçado a variar o consumo de energia de tempos em tempos. Esse quadro, segundo ela, pode chegar a níveis extremos e ser até estopim para a bulimia.

        Para a nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento, Patrícia Araújo Duarte, a melhor forma de emagrecer é comer. "As pessoas precisam reeducar a alimentação, passando a comer em quantidades moderadas várias vezes ao dia, para aprenderem o que é necessário ingerir diariamente para viver magro, saudável, com a pele, unhas e cabelos bonitos", diz ela. Patrícia ressalta que só a alimentação equilibrada não basta, é preciso alinhá-la à uma atividade física e ingerir bastante líquido, principalmente no verão.

       Segundo a especialista, a alimentação balanceada tem que ser individualizada, fazer parte do dia a dia e elaborada com auxílio de um profissional. "A quantidade de nutrientes necessários para uma dieta balanceada varia de pessoa para pessoa", alerta.

        Myrla, que é ex-nutricionista dos atletas do Cruzeiro Esporte Clube, ressaltou que uma dieta baseada somente em alimentos diet e light também não é recomendada. "Os produtos diet não tem açúcar, mas contém gordura. O chocolate diet, por exemplo, é mais calórico que o chocolate normal. Os produtos light contêm no mínimo 25% menos de calorias, porém alguns têm pouquíssimos nutrientes e são cheios de conservantes", explica ela.

        Uma dieta perfeita, de acordo com Myrla, teria um pouco de tudo sem exageros. "Uma boa alimentação deve priorizar quantidades moderadas de carboidratos complexos presentes nos alimentos integrais (frutas, pães e arroz integral, saladas), proteína magra (filé de frango e peixe assado ou grelhado), vitaminas e mineiras. Tudo na quantidade certa, que varia de pessoa para pessoa". De acordo com a nutricionista, doces e frituras podem ser consumidos esporadicamente, com moderação, é claro.


Fonte: Entrevista da nutricionista Myrla Merlo para o Jornal Pampulha.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Fique por dentro!

          
         "Os benefícios de uma boa alimentação na terceira idade" foi tema, nesta semana, de matérias em vários veículos de comunicação. A nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo, falou sobre o assunto no jornal da Band News, na última quarta-feira e hoje, sexta-feira, no programa "Café com Notícia", pela Rádio Itatiaia.
                    
           Na próxima segunda-feira, dia 16, ela fala sobre o tema na Rádio Inconfidência (AM 880), a partir das 9h. O portal Revista Literária também trará esse assunto nas próximas semanas, acompanhe!

           Já amanhã, dia 14, a nutricionista explica como substituir produtos que encareceram por causa das chuvas, por outros mais baratos, fazendo uma refeição gostosa e balanceada, no Jornal da Rede Minas, 2ª edição, não perca!


Veja a pesquisa que está disponível no site do Procon Assembléia: http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2012/01/12_procon_sacolao_hortifruti.html

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Os benefícios de uma boa alimentação na terceira idade



Especialista garante que uma alimentação equilibrada é a peça chave para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida

Na medida em que a idade chega, alguns hábitos alimentares devem ser adotados. A nutricionista Myrla Merlo explica que é preciso diminuir a ingestão de sal e gorduras, aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes e água, além de ingerir uma quantidade adequada de leite e derivados de proteínas de alto valor biológico.

De acordo com a nutricionista, o idoso sofre com vários problemas para se alimentar, como a diminuição do paladar e da salivação, falta de dentes ou prótese, além das patologias intestinais, como a gastrite. “Esses problemas podem ser minimizados com o uso de temperos e ervas que deixam a alimentação mais gostosa e atraente. Também é importante hidratar o corpo para melhorar a salivação e cozinhar bem os alimentos para facilitar a ingestão e a digestão, o que vai ajudar quem sofre com a perda dos dentes ou prótese e de problemas intestinais”, esclarece.

Uma boa alimentação pode ajudar também a evitar doenças e complicações que podem aparecer nessa idade, se não houver um controle. “Algumas doenças são mais comuns de aparecer nessa fase, como osteoporose, hipertensão, má absorção dos nutrientes, doenças cardiovasculares, prisão de ventre, obesidade e diabetes”, reforçou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa é considerada idosa a partir dos 65 anos, mas alguns estudos mostram que há um declínio da massa magra a partir dos 40, sendo mais rápido após os 65 anos. “O ideal é que se tenha hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e atividade física, em toda a vida adulta”, acrescentou Myrla.

A especialista lembra que uma alimentação adequada, acompanhada pela prática de uma atividade física é uma das peças chaves para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. “Assim, é possível diminuir a hipertensão arterial, aumentar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina, manter a força muscular e a densidade óssea, além de melhorar o humor”, afirma.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ganhador do sorteio da cesta de natal!

Ganhador do sorteio Daniel Rocha com a fisioterapeuta Carolina Azevedo

Papai noel chegou mais cedo para o ganhador da cesta de natal da clínica Da Matta Fisio. Sorteada entre os pacientes da clínica, no último dia 23 de dezembro, Daniel Rocha Amaral foi o sortudo que levou para casa o presente. Ele recebeu o prêmio das mãos da fisioterapeuta Carolina Azevedo.
Parabéns e feliz 2012!