Grande parte das pessoas precisam usar palmilhas para proteger os pés, prevenir e evitar problemas futuros.
Muitas pessoas vivem se queixando de dores lombares, nos tornozelos e nas costas, provavelmente, causadas pela má postura ou problemas na pisada e nos pés. Acontece que muitos não sabem que na maior parte dos casos é preciso usar palmilhas ortopédicas, uma ajuda para proteger os pés nas caminhadas, melhorar um problema pré-existente, prevenir o aparecimento de problemas futuros, ou para melhorar o desempenho esportivo.
O fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio, André Ribas, explica que as palmilhas ortopédicas ajudam a melhorar a qualidade de vida de todos, corrigindo problemas, além de reduzindo ou eliminando as dores musculares e ósseas imediatamente. “Elas são dispositivos usados para o alinhamento e suporte dos pés, para corrigir, prevenir e acomodar suas deformidades”, esclarece.
Ao dar um passo, a função amortecedora da palmilha ajuda a absorver parte do choque, que sem elas, mesmo por um curto período de tempo, causa distensão, cansaço e dor nos pés, além de problemas nas costas e até dores de cabeça.
Segundo o especialista, o uso das palmilhas por idosos ajuda a melhorar a vitalidade e a saúde em geral. No caso de pacientes diabéticos, alivia dores, distribui melhor o peso do corpo e a pressão em áreas dos pés, que apresentam maior risco de ulcerações, além de melhorar o fluxo sanguíneo e evitar infecções.
Ainda de acordo com André Ribas, elas também melhoram o desempenho de atletas e esportitas e, principalmente, para quem precisa ficar em pé durante horas seguidas, seu uso faz uma grande diferença na disposição e ao eliminar dores. “É realmente uma mudança na qualidade de vida, começando pelos pés”, completa.
André conta que para ficar mais precisa a elaboração das palmilhas, que já são feitas sob medida na clínica em que ele atua, será adquirido um aparelho denominado “baropodômetro”, ainda pouco conhecido no Estado. “Com ele conseguimos fazer uma análise precisa dos pontos de pressão dos pés do paciente e de sua marcha para criar um tratamento adequado para cada um e assim conseguir a harmonia e estabilidade dos pés, tanto em repouso quanto em movimento.”, afirmou.
André Ribas – Fisioterapeuta graduado e especializado em Ergonomia e Marcha pela Universidade Fumec, com curso de palmilhas pelo Shopping Ortopédico. Atua na clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário