segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Celulite. Quem não...?

 
No dia seis de outubro, Renata Frisson, a Mulher Melão, foi coroada Rainha da Periguetes. Na ocasião, tão especial e importante, a moça mostrou, com muita exuberância, suas celulites. Ou seja, nem a mulher que declarou no programa Na Moral, do jornalista e apresentador Pedro Bial, que faz lipoaspiração como quem faz a unha está livre dos furinhos na pele. Mas a celulite tem conserto de acordo com a fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio, especialista em ortopedia e dermato-funcional, Carolina Azevedo.
 
Raro é ver uma mulher que não tem este pequeno defeito na pele, somente as capas de revista pinceladas com muito photoshop não apresentam o que é muito comum nas meninas de verdade. Os homens dizem que não se importam, talvez por terem pouquíssimas chances de apresentarem o problema devido à ausência de hormônios femininos que favorecem a retenção de líquido e a dificuldade de metabolização das células gordurosas. Mas as mulheres se importam e se sentem bastante incomodadas.
 
Carolina Azevedo diz que “a celulite é caracterizada pelo aparecimento de ondulações da pele, dando o aspecto de casca de laranja”. A anomalia é causada por alterações no tecido gorduroso sob a cútis, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. A fisioterapeuta afirma que as principais causas da celulite são “fatores genéticos e hormonais; má alimentação; sedentarismo; déficit na circulação sanguínea”.
 
Os cuidados para o não aparecimento da celulite devem começar na puberdade. “O melhor tratamento e prevenção deve se iniciar a partir da puberdade, principalmente em pessoas com maior tendência familiar. É importante ter uma dieta equilibrada beber muito líquido, diminuir a ingestão de sal e tratar qualquer disfunção hormonal”, indica Carolina. A prática de exercícios físicos regulares e moderados, uma alimentação saudável, sem o abuso de doces, refrigerantes, massas, também é fundamental para a prevenção da celulite. “Deve-se evitar tudo que aumento o depósito de gordura”, completa a fisioterapeuta. A ingestão de frutas, legumes, verduras e muito líquido é importante na prevenção deste mal.
 
Infelizmente a celulite não tem cura, mas é possível a melhora da aparência e o aspecto de casca de laranja que a anomalia deixa na pele. Carolina afirma que quanto maior o grau, que são três, mais difícil a melhora. “Hoje existem vários métodos que podem ser utilizados para se tratar a celulite”. A fisioterapeuta destaca como tratamento eficaz a drenagem linfática, que melhora a circulação; a carboxiterapia, que melhora a circulação sanguínea local, melhorando o edema e a qualidade local da pele; e a radiofrequência, aparelho que quebra as traves de fibrose local, e estimula a produção de colágeno.

Deve-se ressaltar que o cuidado com o corpo, sua beleza e saúde, é muito importante, mas a beleza da alma e a natural ainda são as mais atraentes, e que ficam para sempre.
 
Graus da Celulite
 
Grau 1
A superfície da região é lisa quando a paciente está deitada ou em pé. As alterações são vistas quando se pinça a área com os dedos ou sob contração muscular; ou seja os furinhos só se tornam visíveis quando a pele é apertada.
 
Grau 2
Aspecto de casca de laranja evidente sem nenhuma manipulação (pinçamento ou contração muscular).

Grau 3
Assim como no grau 2, o aspecto de casca de laranja é evidente e sem nenhuma manipulação (pinçamento ou contração muscular). Além disso, notam-se áreas em relevo (elevadas) e nodulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário