Isso não é nenhuma novidade, mas nunca é demais lembrar da importância de se exercitar, principalmente com o avanço da idade. Deixe a preguiça de lado, coloque uma roupa de ginástica e encare os exercícios com muita disposição. Afinal, a prática reflete-se na condição musculoesquelética e cardiovascular, destaca o ortopedista e especialista em medicina esportiva Octacílio da Matta. Consequentemente, dores musculares e articulares, tendinites, além de problemas cardiovasculares, se tornam menos frequentes.
Se você ainda precisa de ânimo para encarar uma academia, comece a mexer o esqueleto em casa.
» Faça exercícios de alongamento dos membros superiores e inferiores, ou seja, braços e pernas, além da musculatura abdominal e da coluna.
» Faça exercícios de alongamento dos membros superiores e inferiores, ou seja, braços e pernas, além da musculatura abdominal e da coluna.
» Não deixe de fazer uma caminhada leve, dentro ou fora de casa. A recomendação é se dedicar à atividade no mínimo três vezes por semana, com duração de 30 minutos.
» Utilize halteres, cordas e elásticos para fazer exercícios de fortalecimento muscular, mas tome cuidado para não provocar lesões provenientes de carga inadequada.
» Mesmo que decida se exercitar em casa, não se esqueça de fazer uma avaliação com ortopedista, cardiologista, nutricionista e fisioterapeuta.
Fonte: Entrevista do Dr. Octacílio da Matta para o caderno Bem Viver, do Jornal Estado de Minas, no último dia 30 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário