segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Atividade física para quem já passou dos 60

 
Já foi o tempo em que nossos avôs e avós ficavam apenas em casa cuidando das tarefas domésticas, lendo ou cuidando da criançada. Hoje, quem já passou dos 60 anos continua ativo e levando uma vida bastante agitada: aproveitam as inovações tecnológicas, aprimoram conhecimentos e também praticam atividade física.
 
Nunca é tarde para começar! Se você tem mais de 60 anos e nunca fez exercícios com regularidade, não há com o quê se preocupar. É possível ser saudável e levar uma vida ainda melhor com atividades como caminhada, dança e pilates.
 
O médico especialista em medicina esportiva, doutor Octacílio da Matta, explica que o ideal são exercícios de baixo impacto ou sem impacto articular. “Além disso, deve-se fazer uma avaliação com ortopedista especializado e avaliações com cardiologista e educador físico”, alerta.
 
A prática de atividades físicas na Terceira Idade ajuda na prevenção e no tratamento de problemas como a osteoporose e a artrose, assim como as dores articulares. “Do ponto de vista cardiovascular podemos evitar ou tratar doenças cardiológicas e circulatórias”, afirma o médico.
 
Da Matta ensina: “A falta desses cuidados básicos pode levar a lesões e tendinites, além de problemas circulatórios”.
 
Ao praticar exercícios físicos o cérebro libera endorfinas, hormônios que garantem sensação de bem-estar e prazer ao organismo. Com o hábito, é normal que o praticante sinta-se mais ativo e disposto para as atividades do dia a dia. Os sistemas cardiológicos e cerebral também tendem a melhorar, graças à melhor circulação do sangue.
 
Além disso, não podemos esquecer o quanto é importante manter uma alimentação correta e equilibrada nessa fase da vida, ainda mais quando o corpo gasta energia com determinados exercícios.
 
A boa alimentação, além de evitar problemas de saúde também é a principal aliada de qualquer pessoa com hábitos esportivos: “O consumo adequado de proteínas, por exemplo, é indispensável, pois promove o incremento de massa muscular, além de atenuar o desgaste da mesma, decorrente do processo de envelhecimento”, explica a nutricionista Ana Paula Carvalho.
 
O cálcio não deve ser esquecido, uma vez que nessa faixa etária a sua absorção pelo organismo diminui naturalmente: “A carência de cálcio acarreta no surgimento de alterações na densidade óssea, que leva à osteoporose”, diz a nutricionista.
 
Seguindo essas dicas, é mais fácil fazer da terceira idade a melhor idade, de fato.
 
Fonte: Portal Taeq

Nenhum comentário:

Postar um comentário