segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Torne o hábito de beber água mais divertido


Aumente sua hidratação sem reclamar da falta de gosto ou de cor da bebida saudável

Beber dois litros de água por dia pode ser uma tarefa difícil, até mesmo quando o clima esquenta, no caso de quem não cultiva o hábito. Sucos e refrigerantes acabam ganhando destaque como opções mais atrativa, o que prejudica o metabolismo. "A água elimina as toxinas do organismo, protege o corpo contra doenças e até aumenta a resistência física", diz a nutricionista Myrla Merlo, da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte. Pensando em aumentar sua vontade de beber água, seguem algumas dicas para tornar esse hábito mais divertido e saboroso: 

Adicione frutas à água

Que tal acrescentar textura ao seu copo d'água? A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo, afirma que você pode acrescentar frutas fatiadas, amassadas ou mesmo cascas à bebida, que ganha o sabor da fruta de maneira bem leve eaté parte das vitaminas. "Pode ser adicionado abacaxi picado, cascas de laranja ou limão, maçã picada, uvas, carambola ou mesmo ervas como capim cidreira, hortelã, canela em pau e cravo", afirma. 
água com suco concentrado - Foto: Getty Images

Dê um sabor com suco concentrado

Para quem reclama que a água não tem gosto, a dica é acrescentar suco concentrado de frutas. "Opte sempre pelas opções sem açúcar e não exagere nas quantidades, pois é só para dar um leve sabor e facilitar a digestão", afirma a nutricionista Roseli. A proporção ideal é um litro de água para 200ml do suco. 
água com gás e morangos - Foto: Getty Images

Faça cubos de gelo divertidos

Se você gosta de água bem gelada, experimente fazer cubos de gelo com pedaços de frutas dentro. O efeito fica muito bonito e você ainda pode impressionar os convidados com uma bebida simples, mas cheia de estilo. Experimente usar framboesa, amora, morango, uva, kiwi ou outra fruta de sua preferência. E não se preocupe: quando o gelo derreter, é só comer a fruta.  
água com gás e morangos - Foto: Getty Images

Transforme em uma bebida gaseificada

Se você é fã dos refrigerantes, experimente acrescentar um pouco de água com gás à água tradicional e completar com suco concentrado de fruta, só para deixar com um sabor diferente. "Para um litro de água mineral acrescente dois copos de água com gás e dois copos de suco de fruta", diz a nutricionista Roseli. 
garrafas de água coloridas - Foto: Getty Images

Invista em águas de cheiro

Essas bebidas são isentas de calorias e uma ótima opção para aumentar a ingestão de líquidos durante o dia. "É importante lembrar que a água natural não é insubstituível, mas para quem não tem o hábito de tomar a bebida pura essa é uma boa opção, pois tem menos sódio e substâncias químicas", diz a nutricionista Myrla Merlo. A água de rosas e a água de flor de laranjeira são alternativas bem conhecidas. 
chá gelado - Foto: Getty Images

Prepare um chá refrescante

Nada como tomar um chá bem gelado para aliviar o calor. "Os chás são excelentes, porque além de hidratarem tem funções que beneficiam a saúde", afirma a nutricionista Roseli. As ervas em infusões podem ser usadas dependendo da necessidade individual, como hortelã e alecrim para digestão, ou chá verde e de hibisco para efeito termogênico
jarra de água com limões - Foto: Getty Images

Melhore o visual

Em alguns casos, apenas colocar a água em uma jarra bonita ou decorar o copo com guarda-chuvinhas e outros adereços já dão mais ânimo para incluir a bebida no dia a dia. "Tudo é valido pra adquirir o hábito de aumentar o consumo de água, imprescindível para uma vida saudável", afirma Roseli Rossi. Faça preparações especiais para servir a água nas refeições, ela vai ficar mais atraente à mesa.


Fonte: Entrevista da nutricionista da Clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo, para o Portal Minha Vida.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Excesso de exercício é tão prejudicial quanto sedentarismo, diz estudo



Segredo para aumentar a longevidade é praticar exercícios moderados

Inúmeros estudos já comprovaram que praticar exercícios físicos é um dos segredos para aumentar a longevidade. Mas tudo tem limite. Isso porque treinar em excesso, o chamado overtrainig, pode ser tão prejudicial quanto o sedentarismo. É o que mostra uma pesquisa publicada em 29 de novembro no periódico Heart, do grupo British Medical Journal (BMJ).
Segundo os autores, que faziam parte do Saint Luke's Mid America Heart Institute e da University of Queensland School of Medicine, nos Estados Unidos, embora o treino regular seja benéfico, o exagero pode torná-lo mais prejudicial. Recomenda-se, portanto, realizar exercícios vigorosos por 30 a 50 minutos ao dia. Exceder esse limite ocasiona, sobretudo, problemas ao coração.
Para ilustrar tal efeito, os especialistas usaram um estudo apresentado em maio na Sociedade Europeia de Cardiologia, na Irlanda. Após acompanhar 52.600 pessoas durante 30 anos, eles descobriram que os voluntários que corriam tinham um risco 19% menor de morrer nesse período do que aqueles que não praticavam a atividade. A média, entretanto, escondia um dado muito importante: aqueles que corriam de dez a 30 quilômetros por semana apresentaram um risco 25% menor de mortalidade, enquanto que os que corriam entre 30 e 40 quilômetros não apresentaram qualquer vantagem sobre os sedentários.
Os resultados exemplificam a chamada "curva em U", em que uma ponta representa o overtraining e a outra o sedentarismo. A base ou meio termo, por sua vez, mostra o ponto em que o indivíduo mais se beneficiaria. Por isso, mesmo quem se submete a provas de exercícios vigorosos deve tentar levar um treino mais leve nos demais dias do ano.

Seu treino é eficaz ou só pesado?

Mais disposição, corpo em forma e melhora da postura são apenas alguns dos primeiros benefícios que a prática de exercícios revela. Com o tempo, entretanto, é normal querer aumentar a carga, esticar a distância e traçar novas metas. Mas será que você não está exagerando? Veja alguns sinais de que seu treino está excessivamente pesado:
1. Frequência cardíaca

A frequência cardíaca ideal deve obedecer a seguinte fórmula: 65% a 85% de 210 - a sua idade. Ela comprova que o organismo está promovendo a queima de gordura de forma saudável.
2. Fôlego

Perder o fôlego durante o exercício significa que você submeteu seu corpo a uma intensidade de exercícios acima do que ele é capaz de aguentar. Neste caso, diminua o ritmo até recuperar a respiração normal. Evite a parada brusca da atividade.
3. Dor

Sentir dores musculares após o treino é normal, principalmente nos primeiros dias de atividade. Entretanto, voltar para casa com dificuldade de se locomover ou sentir necessidade de tomar medicamentos para amenizar a dor indicam problemas.
4. Frequência

Dê tempo para o seu corpo descansar. Repita seu treino apenas 24h depois do anterior. Mesmo os treinos aeróbios precisam desse intervalo.

Fonte: Portal Minha Vida

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Beber cerveja não deixa barriga saliente, afirmam especialistas

 
Tomar até duas latas de cerveja não é o suficiente para engordar e ficar com uma barriguinha saliente. É o que destaca a revista Popular Science Brasil de dezembro. A quantidade de duas doses da bebida é considerada segura pela OMS (Organização Mundial de Saúde). "Quando os homens engordam, o aumento fica concentrado no abdome; soma-se a isso o fato da cerveja fermentar e distender a região abdominal por alguns minutos. Essa junção de elementos criou o mito de que cerveja dá barriga", afirmou endocrinologista Wilmar Accursio à publicação.
 
Além disso, a revista destaca que, segundo estudos, pessoas que consomem grande quantidade de cerveja (mais de duas latas por dia) ganham mais peso pelo excesso da bebida e não acumulam a gordura necessariamente no abdome. "O padrão de acúmulo em determinada região do corpo é mais ligado a fatores genéticos do que a ingestão de bebida", explicou o gastroenterologista Bruno Queiroz para a revista.
 
No entanto é preciso observar bem os acompanhamentos da bebida, que muitas vezes são os reais vilões do abdome sequinho. "Escolha petiscos mais saudáveis, como mix de castanhas, espetinhos de tofu com legumes, queijo branco, tomate cereja ou kani kama, pode ser uma boa saída para driblar os salgadinhos gordurosos", indicou a nutricionista clínica e esportiva Myrla Merlo.
 
Outro alimento indicado pela nutricionista Camila Leonel, ouvida pela publicação, são as brusquetas com tomate, azeite, orégano e recheio de vegetais e queijos leves. "Se tiver apenas salgadinhos, tenha bom senso na quantidade; afinal, batata, mandioca, polenta, camarão, peixe e linguiça são petiscos fritos e devem ser evitados", afirmou.
 
Nutritiva
 
A publicação afirma que a cerveja é a terceira bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água e do chá, e tem vitaminas do complexo B, como a B12, B9 e B6, e o levedo, indicado para dietas de emagrecimento por ter quantidades elevadas de proteína, ferro e outros minerais.
 
Além de equilibrar e regenerar a flora intestinal, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), a bebida possui 400cal/litro e em termo de proteína equivale ao consumo de 100 g de carne, 700 ml de leite integral ou seis ovos cozidos.
 
Confira a entrevista completa na nova edição da Revista Popular Science Brasil, já nas bancas!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Atletas de final de ano

 

Saiba quais os riscos e os cuidados para quem pretende iniciar uma atividade física nessa época do ano e ficar em forma para o verão


Com a chegada do fim de ano, muitas pessoas querem deixar o corpo em forma para o verão. E essa pode ser uma boa oportunidade para iniciar uma atividade física, seja em academias ou por conta própria. Porém, é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados.
De acordo com o especialista em medicina esportiva Octacílio da Matta, responsável pela Clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte, para iniciar qualquer tipo de atividade física é necessário uma avaliação ortopédica, que vai determinar o esporte adequado para cada tipo de pessoa.
Ele acrescenta que também é preciso uma avaliação cardiológica, eliminando a possibilidade de doenças que contraindiquem a atividade ou que restrinjam a mesma. “Há ainda as avaliações nutricional e fisioterápica, que vão ajudar a alcançar os resultados almejados”, lembra.
O médico reforça que se as orientações não forem seguidas é possível o aparecimento de lesões como tendinites, estiramentos musculares, arritmias cardíacas e dores articulares por sobrecarga. “Os exercícios devem ser regulares e progressivos, evitando impactos na articulação e respeitando as limitações físicas do praticante. Assim, é possível uma melhor adaptação do organismo e a diminuição do aparecimento de lesões”.
Para quem está começando são indicadas atividades de baixo impacto, como bicicleta ergométrica, caminhada em esteira e exercícios na água, como hidroginástica e natação. Ele ressalta a diferença da prática de atividades realizadas na praia ou em quadra, considerando o impacto e a regularidade do piso. “Na areia temos menos impacto, porém a irregularidade deste piso pode aumentar a possibilidade de lesões”, alertou o especialista.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Os prós e contras de cada tipo de panela

 
A panela é um dos utensílios mais importantes da cozinha e escolher o tipo de matéria-prima que mais se encaixa nas necessidades de quem vai utilizá-la é fundamental. Cada uma tem sua particularidade, algumas esquentam mais rápido, outras mantêm os alimentos quentes por mais tempo e atualmente são inúmeras as opções disponíveis para compra. As mais populares são as de teflon, esmaltadas, aço inox e alumínio.
 
Mas o material que é feito a panela influencia mesmo no sabor e principalmente no valor nutricional da comida? A nutricionista Myrla Merlo afirma que durante a elaboração de alimentos em panelas de diferentes materiais há interação entre os alimentos e os utensílios. Algumas dessas interações são benéficas e outras podem ser até prejudiciais à saúde das pessoas.
 
Cada panela tem particularidades, defeitos e qualidades. Para escolher a que melhor se encaixa com você é importante saber os prós e contras de cada uma delas. Lembrando que, além de escolher o tipo de panela, saber como conservá-la é um item importante.
 
Panela de ferro
 
A panela de ferro era a mais comum antigamente e, mesmo seu uso sendo mais raro, ela ainda é um dos tipos de panela que trazem mais vantagens. Myrla Merlo ressalta que para que essa panela esteja sempre conservada, deve-se mantê-la sem ferrugem, sempre secando-a no fogão depois de lavá-la. Myrla também afirma que o risco de anemia e de deficiência de ferro pode ser reduzido pelo uso regular das panelas de ferro no preparo das refeições, mas finaliza com uma dica. "É desaconselhado o armazenamento do alimento nesta panela, a fim de evitar uma alta concentração de ferro no alimento".
 
Panelas de teflon
 
Myrla Merlo afirma que as panelas de teflon impedem a transferência do material de base da panela, geralmente alumínio, para a comida, além de se utilizar pouco óleo na preparação dos alimentos. Mas esses benefícios só serão alcançados desde que não se use esponjas de aços que possam arranhá-las durante a limpeza. Esse conselho na hora da limpeza serve também para as panelas esmaltadas.
 
Panelas de pedra-sabão
 
As panelas de pedra-sabão não trazem nenhuma desvantagem no uso, mas é importante lembrar que nunca se deve deixar alimentos guardados dentro delas. "O armazenamento de alimentos em panelas de pedra-sabão, especialmente aqueles aquosos e ácidos, é desaconselhável, uma vez que o tempo de contato propicia a liberação indesejável de Niquel", diz Myrla Merlo.
 
Para que haja um maior aproveitamento de todos os tipos de panelas, alguns cuidados específicos são necessários.
 
No caso das de teflon e das esmaltadas, é importante se atentar ao utensílio usado para mexer a comida. "Se a panela estiver com ranhuras no teflon ou no esmalte, há o risco desse material contaminar o alimento. Ao usar este tipo de panela, deve-se utilizar um utensílio que não risque ou arranhe esse revestimento", aconselha Sandra da Silva Maria. Renata Fidelis complementa com uma dica. "Recomenda-se o uso de utensílios de silicone ou polietileno, pois não entram em conflito com o material da panela."
 
As panelas de aço inox normalmente não apresentam implicações toxicológicas. De qualquer forma é bom ter algumas precauções no primeiro uso, aconselha Myrla Merlo. "É bom ferver água por 3 a 4 vezes na panela nova a fim de eliminar o níquel liberado nesta fase. O níquel é um mineral tóxico ao organismo e pode causar dermatites de contato, alergias, distúrbios renais e hepáticos, infertilidade, câncer pulmonar, estomatite, gengivite, cefaléias, insônia e náuseas".
 
Panela de alumínio
 
A panela de alumínio é a mais utilizada, mas seu uso é o que pode trazer mais riscos. "Nesse caso, a transferência do alumínio para o alimento é quase certa e isso é muito prejudicial à saúde. Nunca indico o uso da panela de alumínio", diz Sandra da Silva Maria. Além de fazer mal, o desprendimento de alumínio durante o preparo da comida pode diminuir até a quantidade de ferro do alimento. "O alumínio compete com o ferro e também com o cálcio e o magnésio. O contato da panela feita com esse material faz diminuir o valor nutricional da comida", finaliza Myrla Merlo.
 
Fonte: Entrevista da nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo, para o Portal Terra.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Atividade física ajuda a tratar e prevenir o Diabetes

Conheça os benefícios da prática de esportes para os pacientes diabéticos.
Quando praticamos uma atividade física ocorre a utilização do açúcar disponível no corpo – a glicose – como fonte de energia para os músculos. Este mecanismo necessita de um hormônio produzido pelo pâncreas chamado insulina. Quando há uma deficiência de insulina no corpo e um aumento acima do normal de glicose no sangue, ocorre o tão conhecido diabetes.
 
A prática de esportes, além de regular a quantidade de açúcar no sangue provoca a diminuição da gordura corporal e o aumento da concentração de HDL-colesterol, também chamado de colesterol bom e a diminuição de LDL-colesterol, ou colesterol ruim. Também ocorre uma queda da pressão arterial, melhora no funcionamento cardiovascular, aumento de massa muscular e maior qualidade de vida do paciente.
 
Além de todos esses benefícios, a atividade física ajuda na prevenção do diabetes de tantas outras doenças, como explica o especialista em medicina esportiva Dr. Octacílio da Matta. “A atividade física adequada associada a uma dieta elaborada vai trazer grandes benefícios à saúde e prevenir problemas muito comuns no paciente diabético tais como: infartos e angina, circulatórios e outros”, garante.
 
Mas o médico alerta que antes de começar a se exercitar, é muito importante consultar primeiro um ortopedista e em seguida um cardiologista e jamais começar uma atividade por conta própria. “Temos que respeitar as possíveis limitações de um diabético e indicar a atividade física adequada, mas de maneira geral são indicadas atividades aeróbicas como caminhada, corrida e hidroginástica”.
 
De acordo com ele, não há contraindicações para a prática de esportes os diabéticos, mas que pode ser necessário adequar uma atividade física as possíveis limitações funcionais de cada paciente. 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Lei bebedouros

Jornal da Câmara mostra lei que obrigada casas noturnas a instalarem bebedouros gratuitos. 
 
E a nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo, fala da importância de se hidratar nesses locais. Confira:
 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Fortalecimento muscular ajuda a prevenir lesões

O fortalecimento muscular consiste em trabalhar o alongamento e fortalecimento geral ou focal da musculatura do corpo. É Indicado para quem deseja se exercitar ou para pacientes que estão passando por um processo de reabilitação, como em casos pós-operatórios, com o objetivo de tratar ou prevenir possíveis lesões ortopédicas.
De acordo com o especialista em medicina esportiva Octacílio da Matta, o fortalecimento muscular pode trazer vários benefícios para o corpo e facilitar a realização de atividades físicas. “Os tendões, músculos e articulações funcionando de maneira correta, ou seja, com alongamento e uso adequado da força são fundamentais para prevenir lesões”.
Já em relação ao processo de reabilitação, o médico explica que se trata de uma relação direta, já que quanto melhor as condições físicas de um paciente, melhor será sua recuperação.
Para a prática do fortalecimento muscular é necessário indicação precisa de um especialista e deverá ser feito inicialmente, sempre com orientação de um fisioterapeuta capacitado e posteriormente até por conta própria. Além disso, qualquer restrição será determinada após uma avaliação prévia. “É importante manter um acompanhamento médico e também nutricional”, afirmou o médico.
Conheça o programa de fortalecimento muscular da clínica Da Matta Fisio, informe-se!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Hipertensão

Confira a entrevista do fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio, André Ribas, sobre Hipertensão no programa Câmara Entrevista. Ele e outros especialistas tiram todas as dúvidas sobre esse problema.
 
Durante a entrevista o fisioterapeuta explicou a importância e os benefícios da atividade física para os pacientes hipertensos. Veja:
 
 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A importância das vitaminas na alimentação

 
A maioria das pessoas sabe que ter uma alimentação saudável é essencial para a saúde, mas muitos não entendem que o maior motivo disso é a importância da ingestão de vitaminas presentes em cada tipo de alimento.
 
A nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo, conta um importante fato sobre as vitaminas que a maioria das pessoas não sabe. "As vitaminas são micronutrientes essenciais ao nosso corpo, mas não as produzimos naturalmente. Devemos adquiri-las em uma alimentação variada", ressalta.
 
Cada vitamina tem sua importância dentro do organismo e a ingestão correta de cada uma pode poupar o corpo de muitas doenças. É importante saber que cada vitamina pode ser encontrada em grupos de alimentos diferentes e é por isso que uma dieta que tenha equilíbrio e variedade é tão recomendada pelos nutricionistas.
 
- Vitamina A: folhas verde-escuras, vegetais e frutas amarelo-alaranjados, fígado, óleo de fígado de bacalhau.
 
- Vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B12): carnes, germe de trigo, gema de ovo, leguminosas, pães integrais, cereais integrais, leite, queijos, vegetais de folhas verdes, vísceras.
 
- Vitamina C: frutas cítricas, vegetais folhosos crus, tomate, morango, repolho, pimentão verde.
 
- Vitamina D: é formada na pele pela ação dos raios ultravioletas da luz solar. Fontes dos precursores de vitamina D: manteiga, nata, gema de ovo, fígado, óleos de fígado de peixe.
 
- Vitamina E: óleos vegetais (óleo de germe de trigo, óleo de milho, óleo de soja, óleo de girassol), margarinas e manteiga.
 
- Vitamina K: folhas verdes são a principal fonte, podendo também ser encontrada em quantidade menor em frutas, cereais, produtos lácteos, ovos e carnes.
 
A falta de vitaminas no organismo causada pela ausência ou baixa frequência de consumo de alimentos fontes ou por algum fator individual, como a má absorção, pode trazer muitas deficiências, sintomas e doenças ao corpo.
 
Portanto, se estiver se sentindo mal, consulte um médico. Pode ser que com um exame, o médico nutricionista diagnostique a falta de vitaminas e possa te passar uma simples dieta que melhorará sua qualidade de vida e eliminará o mal-estar. Quando houver a necessidade, o médico pode passar também vitaminas em cápsula. Mas tome cuidado, nunca compre e tome vitaminas sem saber se realmente precisa, pois o excesso delas também é prejudicial.
 
Fonte: Entrevista da nutricionista Myrla Merlo para o Portal Bbel.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Saúde dos pés

O fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio, André Ribas, participou de uma série de reportagens especiais da TV Câmara sobre a saúde dos pés e tirou todas as dúvidas sobre como escolher o calçado ideal e uso de palmilhas para corrigir qualquer tipo imperfeição, confira:
 
 
Parte 2
 
 
Parte 3
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Celulite. Quem não...?

 
No dia seis de outubro, Renata Frisson, a Mulher Melão, foi coroada Rainha da Periguetes. Na ocasião, tão especial e importante, a moça mostrou, com muita exuberância, suas celulites. Ou seja, nem a mulher que declarou no programa Na Moral, do jornalista e apresentador Pedro Bial, que faz lipoaspiração como quem faz a unha está livre dos furinhos na pele. Mas a celulite tem conserto de acordo com a fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio, especialista em ortopedia e dermato-funcional, Carolina Azevedo.
 
Raro é ver uma mulher que não tem este pequeno defeito na pele, somente as capas de revista pinceladas com muito photoshop não apresentam o que é muito comum nas meninas de verdade. Os homens dizem que não se importam, talvez por terem pouquíssimas chances de apresentarem o problema devido à ausência de hormônios femininos que favorecem a retenção de líquido e a dificuldade de metabolização das células gordurosas. Mas as mulheres se importam e se sentem bastante incomodadas.
 
Carolina Azevedo diz que “a celulite é caracterizada pelo aparecimento de ondulações da pele, dando o aspecto de casca de laranja”. A anomalia é causada por alterações no tecido gorduroso sob a cútis, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. A fisioterapeuta afirma que as principais causas da celulite são “fatores genéticos e hormonais; má alimentação; sedentarismo; déficit na circulação sanguínea”.
 
Os cuidados para o não aparecimento da celulite devem começar na puberdade. “O melhor tratamento e prevenção deve se iniciar a partir da puberdade, principalmente em pessoas com maior tendência familiar. É importante ter uma dieta equilibrada beber muito líquido, diminuir a ingestão de sal e tratar qualquer disfunção hormonal”, indica Carolina. A prática de exercícios físicos regulares e moderados, uma alimentação saudável, sem o abuso de doces, refrigerantes, massas, também é fundamental para a prevenção da celulite. “Deve-se evitar tudo que aumento o depósito de gordura”, completa a fisioterapeuta. A ingestão de frutas, legumes, verduras e muito líquido é importante na prevenção deste mal.
 
Infelizmente a celulite não tem cura, mas é possível a melhora da aparência e o aspecto de casca de laranja que a anomalia deixa na pele. Carolina afirma que quanto maior o grau, que são três, mais difícil a melhora. “Hoje existem vários métodos que podem ser utilizados para se tratar a celulite”. A fisioterapeuta destaca como tratamento eficaz a drenagem linfática, que melhora a circulação; a carboxiterapia, que melhora a circulação sanguínea local, melhorando o edema e a qualidade local da pele; e a radiofrequência, aparelho que quebra as traves de fibrose local, e estimula a produção de colágeno.

Deve-se ressaltar que o cuidado com o corpo, sua beleza e saúde, é muito importante, mas a beleza da alma e a natural ainda são as mais atraentes, e que ficam para sempre.
 
Graus da Celulite
 
Grau 1
A superfície da região é lisa quando a paciente está deitada ou em pé. As alterações são vistas quando se pinça a área com os dedos ou sob contração muscular; ou seja os furinhos só se tornam visíveis quando a pele é apertada.
 
Grau 2
Aspecto de casca de laranja evidente sem nenhuma manipulação (pinçamento ou contração muscular).

Grau 3
Assim como no grau 2, o aspecto de casca de laranja é evidente e sem nenhuma manipulação (pinçamento ou contração muscular). Além disso, notam-se áreas em relevo (elevadas) e nodulações.

sábado, 20 de outubro de 2012

20 de outubro: Dia Nacional de Combate a Osteoporose

Dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia mostram que 10 milhões de brasileiros possuem osteoporose, atualmente no país. No Dia Nacional de Combate a Osteoporose, 20 de outubro, o ortopedista e especialista em medicina esportiva, Dr. Octacílio da Matta, tira as principais dúvidas sobre a doença.
O que é osteoporose?
A osteoporose é uma doença metabólica do osso que leva ao aumento da sua porosidade, ou seja, é a descalcificação progressiva dos ossos, causando dores generalizadas, fragilidade e até fraturas. A doença também é considerada silenciosa, já que ela só se manifesta após alguns anos.
Quais os tipos de osteoporose?
Existem ainda três tipos da doença: a pós-menopausa, que é a mais comum, a pós-medicamentosa, quando há o uso prolongado de cortisona e ainda a forma secundária, que pode surgir após o aparecimento de algumas doenças.
Quais as causas da doença?
As principais causas são a menopausa, o sedentarismo, uso inadequado de bebidas alcóolicas; drogas; tabagismo, não exposição da pele ao sol, baixa quantidade de vitamina D e ingestão de cálcio, além de outros.
Ela é uma doença feminina?
A osteoporose acomete principalmente as mulheres, principalmente no período pós-menopausa, devido a baixa dosagem de estrogênios. Além disso, elas possuem ossos mais finos e leves e apresentam perda importante durante a menopausa.
A osteoporose tem cura?
Essa doença não tem cura e sim controle, por meio da avaliação médica prévia em mulheres no período de menopausa e nos homens a partir dos 55 anos. Além da prática de atividade física, exposição ao sol diariamente e dieta adequada.
Como é feito o diagnóstico?
De acordo com o especialista, 75 % dos diagnósticos são feitos após a ocorrência das farturas, durante a consulta médica. Em seguida são solicitados exames complementares, para confirmação do diagnóstico.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A importância da fisioterapia para reabilitar e prevenir lesões

No próximo dia 13 de outubro, comemora-se o Dia do Fisioterapeuta e várias técnicas fisioterápicas ajudam a promover qualidade de vida e bem estar físico dos pacientes.
A fisioterapia tem como um dos seus objetivos promover a reabilitação física do paciente, reinserindo-o na sociedade. Assim é possível promover sua qualidade de vida e bem estar físico, por meio da recuperação de suas funções físicas comprometidas depois de uma doença ou acidente.
A fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio Carolina Azevedo, conta que é possível atuar em várias áreas como ortopédica e desportiva, geriatria, respiratória, urológica, estética, neurológica e outras. “Trabalhamos sempre com o objetivo de prevenir, reabilitar e/ou manter a melhora dos pacientes”, garante.
Segundo a especialista, para o processo de reabilitação podem ser utilizadas diversas técnicas, como a terapia manual usada para aliviar dores, ganhar movimento e relaxar a musculatura, entre outros benefícios. Além da cinesioterapia, que são exercícios voltados para fortalecimento, flexibilidade e estabilização articular. “É possível utilizar também recursos eletrotermoterápicos para ações anti-inflamatórias, no processo de cicatrização tecidual e relaxamento muscular”, acrescenta Carolina.
Já o tempo de recuperação e tratamento vai depender do tipo, tempo de lesão e como o paciente irá responder ao tratamento proposto. De acordo com a fisioterapeuta, doenças mais crônicas requerem mais tempo para obter melhora significativa do quadro do paciente e acrescenta que não existe um tempo médio de tratamento, cada pessoa responde de forma diferente aos métodos.
Além da reabilitação dos pacientes, a fisioterapia atua também na prevenção de lesões. “São realizados exercícios de fortalecimento, flexibilidade e treinos funcionais para manter a força e estabilização articular, prevenindo assim demais lesões, principalmente na área desportiva”, explicou a especialista.
Ela ressalta que a prevenção também pode ser realizada nos locais de trabalho, através da fisioterapia ergonômica para evitar lesões por esforço repetitivo e melhorar a postura dos profissionais que atuam no ambiente corporativo.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Vamos mexer o esqueleto?

     
 
     Isso não é nenhuma novidade, mas nunca é demais lembrar da importância de se exercitar, principalmente com o avanço da idade. Deixe a preguiça de lado, coloque uma roupa de ginástica e encare os exercícios com muita disposição. Afinal, a prática reflete-se na condição musculoesquelética e cardiovascular, destaca o ortopedista e especialista em medicina esportiva Octacílio da Matta. Consequentemente, dores musculares e articulares, tendinites, além de problemas cardiovasculares, se tornam menos frequentes.
 
      Se você ainda precisa de ânimo para encarar uma academia, comece a mexer o esqueleto em casa.

» Faça exercícios de alongamento
dos membros superiores e inferiores, ou seja, braços e pernas, além da musculatura abdominal e da coluna.
 
» Não deixe de fazer uma caminhada leve, dentro ou fora de casa. A recomendação é se dedicar à atividade no mínimo três vezes por semana, com duração de 30 minutos.
 
» Utilize halteres, cordas e elásticos para fazer exercícios de fortalecimento muscular, mas tome cuidado para não provocar lesões provenientes de carga inadequada.
 
» Mesmo que decida se exercitar em casa, não se esqueça de fazer uma avaliação com ortopedista, cardiologista, nutricionista e fisioterapeuta.
 
Fonte: Entrevista do Dr. Octacílio da Matta para o caderno Bem Viver, do Jornal Estado de Minas, no último dia 30 de setembro.